POR ENTENDERMOS E ACREDITARMOS SER A SAÚDE O NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, TRATAMOS TUDO A QUE ELA SE REFERE COM RESPEITO, PROFISSIONALISMO E CARINHO!

12 de fev. de 2014

Dores na região da Articulação Temporo Mandibular, Saiba o que fazer!

ORIENTAÇÕES PARA OS PACIENTES COM DISFUNÇÃO DA ATM
(ARTICULAÇÃO TEMPORO MANDIBULAR)




Os transtornos da ATM afetam diretamente sobre a qualidade de vida do paciente que a sofre, já que a dor pode chegar a ser aguda e impacta em diferentes âmbitos (ao comer, ao falar, dormir, etc.).

Caso você sofra ou tem algum sintoma, pode tomar alguns cuidados para melhorar esses sintomas. É recomendado que siga os seguintes conselhos:

·        Procure um profissional especializado: Em 95% dos casos, se resolvem com tratamentos conservadores. É a sua saúde! Qualquer problema de oclusão ou interferência dental, postura inadequada, traumatismo, etc. podem desencadear esta patologia. Em muitos casos causam dores cervicais, cefaléias, perda de audição, cansaço na musculatura do rosto. Por isso é muito importante o tratamento especializado.
·        Repouso e Descanso: É muito importante que durma no mínimo 8 horas. Ao dormir liberam substâncias reparadoras que seus músculos e ligamentos necessitam. Este é o melhor medicamento para sua saúde. Cuidado com os estímulos que afetam o sono: café, refrigerantes a base de cola, álcool, chocolate, etc...
·        Realize atividades físicas regularmente: É conhecido os múltiplos benefícios que os exercícios trazem, estes benefícios se dão também em níveis articulares, músculos da face e pescoço.
·        Adote uma postura correta durante o dia: Cabeça erguida e ombros para trás. Evite os mals hábitos: segurar os telefone com o ombro, adotar uma má postura em frente ao computador, má postura ao dormir, entre outras.
·        Mantenha uma dieta adequada com os nutrientes que necessitam o seu corpo. A sua dieta influencia na capacidade de recuperação do seu organismo.
·        Evite fazer coisas que sobrecarreguem a sua musculatura facial como: comer alimentos duros, mascar chicletes ou alimentos pegajosos. Não roer as unhas, objetos, evite abrir totalmente a boca ao bocejar. É recomendado seguir uma dieta mais mole enquanto em tratamento e aprender a bocejar com o mínimo de abertura bucal.
·        Não aperte nem ranja os dentes. Relaxe a musculatura e mantenha seus dentes separados. Lembre-se lábios unidos porém com os dentes separados. Você se dará conta de que quando estiver estressado ocorre o apertamento da mandíbula e dos dentes. Estar consciente deste hábito é o primeiro passo para solucionarmos e tratar de controlá-los.
·        O especialista recomendará em alguns casos o uso de placas ou aparelhos ortopédicos que contribuem no alivio da dor  e também para uma melhor postura mandibular. Existe uma ampla gama destes aparatos e cada um é individualizado e específico para cada paciente.
·        Em alguns casos a dor pode diminuir ou desaparecer com o uso de alguns medicamentos, mas a medicação é apenas paliativa e podem em alguns casos ter a função inversa. É muito importante que consulte um especialista antes de tomar qualquer medicação.
·        É aconselhável na maioria dos casos uma Terapia Conjunta com o Fiosioterapeuta, porém este deve estar qualificado para realizar tal procedimento. O dentista especialista irá fazer o encaminhamento caso seja necessário.


*Texto adaptado do site www.edwardrafael.com